sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Lagartas-Aliens

Dica que blog Pudim de Beterraba (PdB) recebeu da Mariana Schina, que lhes mandou as fotografias das 15 lagartas mais semelhantes com aliens, de toda Terra.

As lagartas não são exatamente insetos. As lagartas são apenas uma fase da mutação de borboletas e mariposas, essa sim, a parte final do ciclo de vida do bichinho.

Porém, antes do último estágio, elas são parasitas carnudos, peludos e espinhudos. Suculentas por dentro (nham), ótima refeição para alguns pássaros, são extremamente venenosas. Para identificar o nível de veneno nesses animais é fácil: quanto mais coloridas, mais perigosas.

De tão feias, chegam a ser bonitas:

A lagarta Calliteara pudibunda, comum no Reino Unido, tem cabeleira amarela espetada:

Já a lagarta-sela, muito comum na América do Norte, é uma das mais venenosas da natureza. Colorida ao extremo, com chifres tanto na cabeça como na bunda, é desse jeito exatamente para ser deixada em paz. Tem esse nome pela mancha no meio do abdômen, lembrando uma sela para cavalos.

Esse gordo quibe colorido que não tem como saber se está indo ou vindo (assim como quase a grande maioria), é a Parasa indetermina. Muito comum na América do Norte, o que tem de colorida tem de nojenta. Imagine o barulho que deve fazer quando esmagada. E quantos metros de produto corporal deve sair espalhado pelos ares. Splaft!

As lagartas são indefesas e vulneráveis a ataques de qualquer animal, especialmente pássaros que adoram se alimentar de seus suculentos corpos. Assim, cada espécie arranjou um jeito de se defender dos predadores. A Hebomoea glaucippe, lagarta asiática tem uma cara de amedrontar: Parece com uma cobra!

Apesar de se tornarem borboletas e saírem voando por aí, antes do processo de mutação, elas não voam e não fazem quase nada. Assim, além de terem cores de alerta, tentam ter veneno. A lagarta que faz a bela Battus philenor, uma das mais bonitas borboletas, é uma das mais feias lagartas. Ela se alimenta de folhas tóxicas, que fazem mal para quase todos animais. Menos pra ela. Pior: Ela armazena o veneno da planta… pra combinar com o dela!

A Dasychira pudibunda (nome engraçado) é amedrontadora. Muito comum na Europa. Sorte estar longe daqui.

A cornuda Melanitis leda bankia, por sua vez, é encontrada apenas na Austrália. E bote corno nisso!

Vale qualquer forma de proteção, para afastar predadores. Nojento! Se você tinha nojo de lagartas com corpo melequento, mole, casquento ou com espinhos, espere pra ver essa aqui: A Megalopyge é peluda!

Nativa da América do Norte, a Eacles imperialis é uma lagarta verde com chifres na bunda, e pêlos espalhados em todo o corpo.

Essa colorida aqui nem sei o nome, muito feia!

Muito bonita! A Attacus atlas é uma lagarta toda colorida que para fugir dos predadores, finge ser uma… cobra!

A próxima lagarta, nativa da Austrália, é um senhor alien. Tem QUATRO chifres. Conheça a Polyura pyrrhus :

Essa lagarta existe em toda a América, incluindo Brasil. A Dryas iulia é cheia de espinhos, para afastar predadores. Pelo jeito, faz um bom serviço.

Essa lagarta é muito peculiar. Analise ela antes de meus comentários:

Simples. Não é uma lagarta. É um ramo de uma planta. Ela simula ser uma lagarta. Sensacional.

Pra fechar, a lagarta com cara de alien, direto das Filipinas:

De tão nojentas, chegam a ser bonitas. Legal que agora em qualquer coisa que me encosto, qualquer coceira que tenho, penso em uma lagarta colorida, espinhenta e venenosa. Mas foda-se o veneno, o pior é o nojo de uma andando no meu braço. haha

Morreu a beiçuda..!! xD

Um comentário:

Biodeia disse...

Tirei uma foto de uma lagarta na nascente do rio tiete e estou tendo dificuldade para identificá-la. Como poderia descobrir sua especie?