domingo, 31 de janeiro de 2010

TV brasileira + Domingo = Pão e Circo

Faz tempo em que tenho pensado em fazer este post.
A cada domingo que passa minha vontade de quebrar a primeira televisão ligada que eu ver na minha frente aumenta, pois é caro cidadão, eu não gosto de assisitir televisão, mas aos domingos uma certa repugnancia me invade, eu tenho até nojo de ligar a televisão.
A programação é chula, não tem nada de interessante.

As emissoras de televisão tentado alcançar  o maior número de pessoas cria programas em que a população menos favorecida tenha algum divertimento, é bem este o problema, agradar a todos não é facil, então apelar para programas "cliches" (é assim que escreve??), com plateia, gincanas e outras atividades (apelativas) que oferecem dinheiro, que expõem pessoas comuns ao ridículo, "mostrar a vida íntima das celebridades", ou mostrar a situação lamentável de algumas pessoas, ajuda-las e no final sair como o "salvador da pátria", é, basicamente, a formula de qualquer programa de televisão que passa domingo à tarde.

Esse tipo de progarama me lembra a Política do Pão e Circo, resumidamente esse tipo de política foi empregada na Roma Antiga para conter revoltas populacionais, era mais ou menos assim: Roma sofreu um grande inchaço populacional, com tantos problemas de infra-estrutura era dificil conter a população revoltada, até que surgiu o Pão e Circo, todos os dia as pessoas se amontoavam nos estadios para assistir lutas de gladiadores, durante as lutas era distribuido o pão para saciar a fome, com o divertimento barato e a comida garantida as pessoas se esqueciam temporariamente dos problemas.

Entendeu onde eu quero chegar???
Se não entendeu eu explico, com programação de fácil acesso e comida garantida por diversos meios, as pessoas acabam "estacionando" e perdem o interesse de defender o que elas deveriam ter por direito e começam a se contentar com o que já esta na mão e com o que é fácil de conseguir, e quando acontece alguma desgraça põem a culpa no "sistema" (mesmo sem saber realmente o que é ou quem é o sistema).

Se você está lendo isso espero que não seja tão alienado como muitas pessoas são.
Se você encontrou alguma semelhança com os programas que costuma assistir aos domingos, pare e reveja sua posição antes de bombardear o post com críticas.

Boa Noite

by Maiury Eleutério

Nenhum comentário: